Spain SailGP Team helmed by Phil Robertson leads Great Britain SailGP Team helmed by Ben Ainslie and Australia SailGP Team helmed by Tom Slingsby past Sydney Harbour Bridge during a practice session ahead of Sydney SailGP, Event 1 Season 2 in Sydney Harbour, Sydney, Australia. 25 February 2020. Photo: Bob Martin for SailGP. Handout image supplied by SailGP

SailGP passa etapas para 2021

A organização do SailGP determinou que suas etapas devem permanecer suspensas pelo restante de 2020 em função da COVID-19.

Consequentemente, a segunda temporada das regatas passa para 2021.

O evento deveria começar em São Francisco, em abril.

Nessa semana, os catamarãs voadores deveriam estar também nos EUA, só que em Nova York.

O SailGP também pretende retornar ao Reino Unido e à Dinamarca durante a segunda temporada remarcada.

Essas etapas seriam em agosto e setembro deste ano.

A segunda temporada deve ser expandida de cinco para um mínimo de sete eventos durante o período de um ano, começando em abril de 2021.

Os resultados da etapa de Sydney do SailGP – o primeiro e único evento concluído do ano – será nulo e sem efeito!

”Essa terrível pandemia levou à perda trágica e contínua de centenas de milhares de vidas e, acima de tudo, nossos pensamentos se voltam para essas vítimas e suas famílias e amigos em luto”, disse Russell Coutts, CEO do SailGP.

”À medida que enfrentamos essa emergência de saúde, nossa diversidade geográfica infelizmente se torna uma responsabilidade potencial para nós mesmos e para os que estão à nossa volta”.

”Usaremos os próximos meses para nos concentrarmos em iniciativas importantes para tornar nossas regatas e transmissões ainda mais atraentes – inclusive através do desenvolvimento de nossos catamarãs F50”.

A equipe do SailGP estuda colocar no mercado simulador e plataforma de jogos, bem como uma integração aprimorada de dados via inteligência artificial.

A meta do evento é a neutralidade de carbono até 2025.

Em uma tentativa de proteger a organização durante todo esse período imprevisível, Coutts suspendeu temporariamente seu salário na íntegra, enquanto os funcionários restantes tiveram voluntariamente reduções salariais efetivas até o final do ano.

Texto: Flávio Perez | Diarinho