Mundial da Juventude de 2020 é adiado; Evento seria na Bahia

A World Sailing – entidade máxima que rege a modalidade anunciou, nesta quinta-feira (14), o adiamento do Mundial da Juventude de 2020 em função da pandemia de COVID-19. O evento seria realizado de 6 a 12 de dezembro, na praia de Inema, Base Naval de Aratu, em Salvador (BA). 

A competição reúne tradicionalmente atletas entre 15 e 19 anos de mais de 60 países. O Mundial da Juventude teria barcos das classes Big Techno 293+, Laser Radial, 29er, 420 e Nacra 15 misto.

Os organizadores agora aguardam mais informações da World Sailing para definir quando o Brasil sediará novamente o Mundial da Juventude. A edição 2021 deverá ser realizada em Haia, na Holanda. Mas ainda não há confirmação. O Brasil pode receber a competição em 2022.

 ”Agradecemos todo o apoio recebido até este momento de todas as autoridades e representantes das mais diversas instituições públicas e privadas. O Brasil e a Bahia querem sediar a competição em 2021 ou 2022”, disse Marcelo Sacramento de Araújo, organizador local da competição.

O Brasil sediou uma única vez o Mundial da Juventude na edição de 2009, em Búzios (RJ), com o ouro das campeãs olímpicas Martine Grael e Kahena Kunze.

Outros nomes que brilharam na competição internacional foram Ricardo Winicki ‘Bimba’, com dois ouros, Robert Scheidt e a dupla Martin Lowy e Kim Vidal.