Emirates Team New Zealand já voltou pra água

O campeão da America’s Cup voltou aos treinos na Nova Zelândia, um dos países referência no combate ao COVID-19.

O Emirates Team New Zealand colocou, neste fim de semana, o barco na água no porto de Waitemata para uma sessão de treinamento antecipada.

Havia uma previsão climática adversa de ventos fortes e fortes chuvas.

Foi o primeiro dia de navegação desde o bloqueio obrigatório de COVID-19, que durou cinco semanas.

O AC75 Te Aihe estava fora de combate havia quatro meses da equipe.

O retorno poderia ter ocorrido antes, mas as World Series foram canceladas até o momento.

Voltando a falar dos treinos na Nova Zelândia, o ETNZ pegou 23 nós.

Espera-se que ventos fortes e chuvas assolem Auckland no início da próxima semana, dificultando as oportunidades de recuperar o tempo perdido de desenvolvimento e testes durante a severa quarentena.

As outras quatro equipes da America’s Cup também precisam repensar suas campanhas pela terceira vez neste ciclo da Copa América.

A essa altura, de acordo com o cronograma original da regata, equipes e fãs já sabiam o resultado da primeira regata da America’s Cup World Series, e os AC75 já estavam sendo enviados para Portsmouth, Reino Unido, para a segunda regata da ACWS a partir de 3 de junho.

A equipe INEOS do Reino Unido interrompeu abruptamente a sua estada planejada de quatro meses em Cagliari e retornou ao Reino Unido e espera-se que passe o treinamento de verão inglês no Solent no seu primeiro AC75.

Seu segundo barco está em execução em um programa de construção acelerada e será transportado por via aérea para a Nova Zelândia em setembro ou antes.

O Emirates Team New Zealand iniciou seu programa na terça-feira, com suas instalações de construção em North Shore executando os turnos duplos habituais e mesmo com esse esforço de construção se esforçarão para recuperar as cinco semanas e 8.000 horas de trabalho perdidas.

Texto Flávio Perez e informações da Sail World