Íker Martinez faz máscaras para o combate ao COVID-19

Iker Martínez é um dos maiores velejadores da história da Espanha.

Campeão olímpico em 2004 ao lado de Xabi Fernandez, o skipper de barcos da The Ocean Race como MAPFRE e Telefónica virou capa do jornal MARCA, diário 100% esportivo assim como o LANCE no Brasil.

A publicação ocorreu no dia 28 de março.

Sem costurar há anos, Iker Martínez não hesitou por um minuto em pegar uma máquina novamente e começar a trabalhar, a fim de se esforçar para combater a expansão do coronavírus.

“É evidente que eu não vou fazer isso tão rápido quanto os profissionais, mas não há máscaras, pessoas estão sendo infectadas e eu tenho muitos conhecidos no mundo da saúde que estão muito preocupados”.

”Sinto-me mal ao pensar que não podemos proteger os anciãos, nossos pais e avós que se preocuparam tanto conosco. Então, quando me propuseram a fazer máscaras, eu disse que sim”.

A proposta veio pelo WhatsApp e o velejador colocou sua família em Palma de Maiorca, onde vive há dois anos, para ajudar.

Os fabricantes enviaram o material para casa e deram instruções sobre como cortá-lo e como costurá-lo.

Iker Martínez vive no País com um dos maiores índices de contaminação e morte do mundo, perdendo apenas para Itália e EUA.

“Lembro-me de costurar as velas que haviam sido quebradas com Jordi Calafat na de 2008 a bordo da Telefónica Azul, no caminho da África do Sul. É muito semelhante ao que é agora porque é também um material moldável. As velas foram costuradas em zig zag e com ponto triplo. É mais fácil, apenas as borrachas em zig zag, o resto é linear”, explicou.

O velejador faz campanha olímpica de Nacra 17.

Leia a matéria na íntegra (em espanhol) — https://www.marca.com/otros-deportes/2020/03/28/5e7e15f3e2704eea2f8b458f.html

Por Flávio Perez