World Sailing emite nota oficial sobre adiamento dos Jogos de Tóquio

O Comitê Olímpico Internacional e o Comitê Organizador de Tóquio 2020 emitiram uma declaração conjunta anunciando o adiamento dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.

A World Sailing apoia a decisão do COI e do Comitê Organizador de Tóquio 2020 para garantir a saúde e o bem-estar dos atletas, fãs e pessoal de apoio em todo o mundo.

O Presidente Kim Andersen e o Escritório Executivo da World Sailing estão em comunicação direta com o Departamento de Esportes do COI.

O COI está em contato com a World Sailing para desenvolver os planos necessários em plena parceria e para garantir total transparência com foco nas informações da World Sailing e dos atletas.

A curto prazo, a World Sailing não realizará eventos de qualificação olímpica para África, Ásia ou Europa.

A World Sailing está trabalhando com o COI em uma atualização do sistema de qualificação, onde nossa recomendação será a realização de eventos de qualificação no final de 2020 ou no início de 2021.

A World Sailing agora trabalhará com o COI e Tóquio 2020 no momento dos Jogos Olímpicos adiados, nas adaptações necessárias aos planos de entrega dos Jogos e nos sistemas de qualificação olímpica.

Após a decisão do COI, a World Sailing está trabalhando em estreita colaboração com a Federação Japonesa de Vela, o Comitê Organizador da Final da Série 2020 da Copa do Mundo Hempel e comunicará as decisões sobre o calendário de eventos de 2021 em breve.

A declaração diz: “Nas circunstâncias atuais e com base nas informações fornecidas pela OMS, o Presidente do COI e o Primeiro Ministro do Japão concluíram que os Jogos da XXXII Olimpíada de Tóquio devem ser remarcados até uma data posterior a 2020, mas o mais tardar no verão de 2021, para salvaguardar a saúde dos atletas, todos envolvidos nos Jogos Olímpicos e na comunidade internacional”.