The Mirpuri Foundation announced today that will be part of the next edition of the Ocean Race, the longest and toughest sporting event in the world, not only to contribute to the Race’s renewed and important sustainability initiatives, but also with a Race team in the event. Photo: Brian Carlin

Barco Racing for the Planet confirma Yoann Richomme como skipper

A Mirpuri Foundation Racing Team anunciou o velejador francês Yoann Richomme como skipper do barco Racing For The Planet.

O veleiro competirá na classe VO65 da edição 2021-22 da The Ocean Race.

Yoann Richomme tem um currículo vitorioso na vela oceânica, incluindo dois títulos da La Solitaire du Figaro e um na Route du Rhum.

Em 2017, esteve a bordo do Viva a Beira, um barco que apoiou crianças brasileiras da BrazilFoundation na Transat Jacques Vabre.

”Estou muito orgulhoso de ser nomeado skipper da equipe Mirpuri Foundation Racing na Ocean Race”.

”Vencer a regata é um objetivo meu há muito tempo e estou pronto para enfrentar esse desafio”, disse Yoann Richomme.

”Tenho grande respeito pela mensagem que a equipe da Fundação Mirpuri está levando ao mundo”.

”Como pai, quero passar este belo planeta para minha filha e a próxima geração. Estamos correndo pelo planeta e cada pequeno passo à frente pode fazer uma grande diferença”.

A equipe vai usar o ano de 2020 para fazer testes a bordo do Volvo Ocean 65.”Vamos também participamos de algumas regatas de treinos este ano e começamos nossos preparativos a sério, por isso sabemos que chegaremos à linha de largada com uma equipe capaz de vencer”, completou o francês.

O francês segue os passos de lendas locais da como Eric Tabarly, Jérémie Beyou e os vencedores da Ocean Race como Franck Cammas e Charles Caudrelier.

O citado charles Caudrelier e Bruno Dubois (diretor de equipe), que uniram forças para liderar a vitória da Dongfeng Race Team 2017-18, são conselheiros do português Paulo Mirpuri e da Mirpuri Foundation Racing Team.

Foram eles que escolheram Yoann Richomme como o skipper do veleiro.

“Yoann estava no topo da minha lista para a próxima regata. As recentes vitórias de Yoann falam por si”, explicou Dubois.

“De sua base em Lorient, ele está competindo no oceano por até 200 dias do ano”.

”Ele tem a sensação natural de como fazer um barco rápido e também a habilidade técnica para fazer o melhor uso dos dados e gerenciar sua equipe. Ele é sem dúvida o velejador mais competente do mercado atualmente”.

Paulo Mirpuri, proprietário da equipe da Fundação Mirpuri, disse: ”Estou muito satisfeito em receber Yoann na equipe. Temos a sorte de ter Bruno e Charles nos aconselhando sobre como formar a melhor equipe”.

”Seus conhecimentos são os melhores do mundo e eu os encarreguei de encontrar um skipper que pudesse pegar nosso barco e levá-lo à vitória em 2021”.

”Em Yoann, eles viram alguém que tem o raro equilíbrio de um regatista habilidoso e um líder paciente, de olho nos mínimos detalhes”.

”Já estou impressionado com a abordagem e a mentalidade dele”.

”Faremos tudo o que pudermos para capacitá-lo a montar uma equipe vencedora de corrida e liderar o caminho para transmitir nossa mensagem”.

A The Ocean Race começa no segundo semestre de 2021 e terá o Brasil novamente como cidade-sede.Itajaí (SC) foi escolhida pela quarta vez como destino.