J70 entra no calendário de Palma de Maiorca

A classe J70 figura no Aviso de Regata da 39ª edição da Copa del Rey MAPFRE.

A semana de vela mais famosa do mundo será disputada em Palma de Maiorca, na Espanha, entre os dias 1 e 8 de agosto.

A Copa colocará a  J70 a partir deste ano.

É o monótipo mais numeroso e popular do mundo, com 1.200 barcos fabricados.

Boa parte está na Espanha, país das regatas

No Brasil, a J70 tem a histórica equipe de Maurício Santa Cruz, bicampeã pan-americana e vencedora de eventos internacionais.

A flotilha  ainda é muito competitiva também na Itália, França, Suíça, Grã-Bretanha, Alemanha, Estados Unidos, Argentina, Rússia, Polônia, Holanda e Suécia.

”Desde que começamos em 2015 com essa classe, Palma e a Copa del Rey sempre foram nosso objetivo. Ser capaz de estar na regata de cruzeiros mais importante da Europa e lutar por uma Copa del Rey com um J70 é um desejo de muitos armadores e comandantes de todo o mundo”, disse Guillermo Alonso, representante da Associação de Armadores da classe J70.

Manu Fraga, diretor da Copa del Rey MAPFRE, também comentou:

”É um desafio a mais para todos. Seu transporte terrestre e a numerosa participação possível nos forçarão a colocar um número máximo de participantes dessa classe”.

Com a incorporação do J70, quatro classes competirão na 39 Copa del Rey MAPFRE em tempo real, ou seja, a primeira a cruzar a linha de chegada vence.

A 39 Copa del Rey MAPFRE é organizada pelo Royal Yacht Club de Palma e pela Royal Spanish Sailing Federation, com o patrocínio da MAPFRE e a colaboração institucional do Governo das Ilhas Baleares, da Câmara Municipal de Palma, da Autoridade Portuária das Ilhas Baleares e da Espanha. Federação de Vela das Baleares.

Foto: María Muiña