Ocean Race ganha o Reimagine Education Awards

O programa de aprendizado desenvolvido pela regata The Ocean Race foi vencedor do prêmio Gold Award na categoria sustentabilidade no Reimagine Education Awards, em Londres, na Inglaterra.

Conhecido como o ‘Oscar’ da educação, o Reimagine Education Awards reuniu inovadores e líderes em pedagogia, incluindo professores, corpo docente e liderança acadêmica, fundadores e desenvolvedores de tecnologia da informação e empregadores.

Os prêmios são validados por um painel extenso de mais de 180 profissionais internacionais, que votam de acordo com projetos que prezam pela inovação, escalabilidade, eficácia e exclusividade.

Mais de 1500 inovadores em educação de 84 países se inscreveram para os prêmios em 16 categorias.

A Ocean Race foi reconhecida por desenvolver um programa de educação em sustentabilidade para educadores usarem com crianças de 6 a 12 anos de idade.

O programa foi traduzido para sete idiomas e aplicado em aulas para mais de 100 mil crianças em 42 países.

O foco do programa de educação está na saúde dos oceanos e na crise de poluição plástica, e foi desenvolvido para despertar entusiasmo pela conservação dos mares por meio de exercícios baseados em pesquisas e aprendizado.

“Os tópicos foram projetados para oferecer uma maneira empolgante para as crianças aprenderem mais sobre sustentabilidade, com foco particular na crise plástica que afeta nossos mares”, disse Lucy Hunt, gerente do programa de aprendizagem da The Ocean Race.

A Ocean Race é a principal regata de volta ao mundo. Por mais de quatro décadas, manteve um domínio quase mítico sobre alguns dos maiores velejadores do mundo, além de se tornar uma plataforma para ampliar a conscientização ambiental e de sustentabilidade.

O Programa de Educação foi desenvolvido com o apoio da 11th Hour Racing e da Bluewater.  A competição também realiza sessões de aprendizado nas paradas e escolas dos países visitados.

O Programa de Educação está centrado em cinco tópicos; ‘O que é a regata oceânica?’, Nossa conexão oceânica e poluição dos oceanos com o plástico ‘, como reduzir a poluição dos plásticos’, ‘Minha pegada plástica positiva’ e ‘Ciência e navegação’.

A Ocean Race está agora desenvolvendo um currículo semelhante, destinado a estudantes do segundo nível, que estará disponível para alunos e educadores antes da próxima edição da prova, que está programada para começar em Alicante, Espanha, em 2021.