Transat Jacques Vabre Normandie Le Havre larga oficialmente

A regata Transat Jacques Vabre Normandie Le Havre começou neste domingo (27) com 59 barcos na linha de largada rumo ao Brasil.

Os veleiros partiram da cidade francesa de Le Havre para um percurso de 4.350 milhas náuticas ou 8 mil quilômetros até Salvador (BA).

A prova, uma das mais prestigiadas da vela oceânica mundial, é disputada em duplas e deve durar, no mínimo, 13 dias para os primeiros colocados.

Os melhores velejadores das classes IMOCA, Multi50 e Class40 estão inscritos na competição, que chega em 2019 à sua 14ª edição.

O tiro de largada ocorreu às 13h15 horário local com temperatura na casa dos 12 graus e ventos de média intensidade.

Os barcos já devem enfrentar dificuldades nos primeiros dias de prova ainda no Canal da Mancha por causa dos ventos e do alto tráfego de embarcações no mar entre a Inglaterra e a França.

A organização montou um percurso entre bóias antes da saída rumo ao Brasil. A flotilha passou pelas falésias de Etretat, um dos cartões postais da Normandia. O catamarã Solidaires en Peloton-ARSEP teve a melhor largada entre os Multi 50. Entre os IMOCAs, destaque para Bureau Vallée II e Charal. Já entre os Class40, o Aïna Enfance et Avenir estava mais a frente.

”Com todos esses barcos novos, tenho a impressão de ter diante de mim a verdadeira Fórmula 1 dos mares. Durante toda a semana, o público viu os barcos de perto a Vila da Regata de Le Havre e participou das atividades”, disse o espanhol Juan Amat, presidente do Grupo JDE, detentor da marca de café Jacques Vabre.

As análises dos meteorologistas da MeteoFrance mostram que os ventos serão contrários nesta parte da Europa, incluindo as tradicionais zonas de alta pressão no mar entre Noroeste da França e o Norte da Espanha.

Com os barcos na água, a organização da Transat Jacques Vabre passa para a segunda fase do evento, que é montar a Vila da Regata em Salvador (BA).

Os portões serão abertos ao público em 6 de novembro no Terminal Turístico Náutico da Bahia, espaço localizado atrás do Mercado Modelo e Elevador Lacerda.

Em Le Havre, as atrações duraram 10 dias e foram visitadas por mais de 500 mil pessoas.

”Metade do trabalho foi concluída. Agora tem a recepção das equipes em Salvador, com os primeiros barcos chegando em 10 dias. Nessa largada deu para ver o tamanho da exposição midiática da regata”, contou a brasileira Raquel Cruz, coordenadora da Transat Jacques Vabre.