Regata do Café agora é Transat Jacques Vabre Normandia Le Havre.

A organização da 14ª edição da Rota do Café anunciou, nesta terça-feira (17), no teatro da Torre Eiffel, em Paris, na França, o novo title sponsor da regata, que passa a se chamar Transat Jacques Vabre Normandia Le Havre.

O evento, um dos principais da vela oceânica mundial, tem largada marcada para 27 de outubro, de Le Havre, com destino a Salvador, na Bahia.

A regata terá 60 duplas confirmadas, recorde histórico de participantes.

A Região da Normandia, parceira da prova desde 2017, une forças ao lado dos dois parceiros fundadores da regata, que são Le Havre e Jacques Vabre, para desenvolver este evento com fortes raízes normandas.

Com uma participação financeira quase quatro vezes maior que em 2017, a região se torna um dos principais parceiros do evento.

“A região da Normandia está particularmente satisfeita em fortalecer seu apoio a essa corrida, que contribui para o desenvolvimento econômico, turístico e esportivo de nossa região”, disse Hervé Morin, presidente da região da Normandia.

60 duplas, 120 skippers

A edição de 2019 da Transat Jacques Vabre Normandia Le Havre já é histórica! Será a primeira vez desde a criação da chamada Rota do Café, em 1993, que tantos velejadores se aventuram pelo Oceano Atlântico.

Serão 60 barcos com velejadores de 10 nacionalidades diferentes, ou seja, 120 skippers. Os atletas estarão distribuídos em três classes de barcos : 27 duplas na Class40, três na Multi50 e 30 na IMOCA.

O start list da Transat Jacques Vabre Normandia Le Havre se mostra bem eclético, misturando campeões, velejadores experientes, nova geração e amadores.

Navegadores suíços, alemães, belgas, britânicos, norte-americanos, irlandeses, finlandeses, italianos, turcos e até japoneses se somam à maioria francesa na prova.

Serão 12 barcos lançados recentemente em ação rumo ao Brasil (6 Class40 e 6 IMOCA).

A Transat Jacques Vabre Normandia Le Havre continua sendo a maior regata transatlântica do mundo com 4.350 milhas de percurso.

É uma prova difícil com repleta de armadilhas meteorológicas. É uma referência no calendário de regatas de oceano.