Holanda anuncia Haia como parada da Ocean Race

Holandesa Haia é anunciada como stopover da Ocean Race 2021-22A cidade holandesa de Haia foi anunciada, nesta quarta-feira (11), como ponto de parada da The Ocean Race, regata de volta ao mundo, que começa em 2021.

Será a terceira vez consecutiva que Haia recebe os barcos do evento, considerado um dos maiores da vela oceânica mundial. Na edição 2014-15, os holandeses fizeram um pit-stop. Já na temporada passada, ou seja 2017-18, Haia abrigou a última etapa, coroando a emocionante vitória do Dongfeng Race Team.

“É fantástico saber que a The Ocean Race voltará a Haia”, disse a holandesa Carolijn Brouwer, integrante do Dongfeng Race Team. “Foi uma experiência maravilhosa poder compartilhar nossa vitória na última prova com tantos amigos, familiares e fãs”.

A Holanda tem uma forte presença no evento desde os primeiros anos quando a regata era chamada de Whitbread Round the World. O herói local Connie Van Rietschoten conquistou vitórias consecutivas nas edições 1977-78 e 1981-82 do evento. Até hoje, o ‘holandês voador’ é o único na função de skipper a conquistar dois triunfos na competição de vela oceânica.

Atualmente, Bouwe Bekking tem se destacado, competindo em oito edições.Comandante do Team Brunel nas duas últimas provas, o velejador quer ser campeão na próxima! “Parabéns a Haia e a todos os envolvidos”, disse Bouwe Bekking. “Acho que a parada na última vez foi a melhor de todas e, como esportista, esse tipo de entusiasmo é uma das razões pelas quais você pratica a vela”.

No final de 2017-18 em Haia, mais de 335.000 pessoas visitaram a Race Village, bem como 35.000 convidados corporativos e 400 profissionais de mídia locais e internacionais.

“A Haia tem sido uma experiência muito positiva para todos nós como velejadores nas duas últimas edições”, disse o veterano Chris Nicholson. O australiano está na empresa holandesa W Ocean Racing, que está construindo uma campanha para a próxima edição.O vice-prefeito e vereador de Assuntos Econômicos e Esporte de Haia, Richard de Mos, está animado com o fato de Haia ser novamente a anfitriã da The Ocean Race.

”Vamos deixar o mundo inteiro saber que Haia é o lugar para velejar. Todos em nossa cidade poderão desfrutar deste evento global: nossos cidadãos, empreendedores e, é claro, centenas de milhares de visitantes”.

”Este é um verdadeiro impulso para a nossa economia local também”.Escolha acertadaHaia se une à sede da Ocean Race em Alicante, na Espanha, e à dinamarquesa Aarhus como destinos confirmados na próxima edição.

”Haia se mostrou uma das paradas mais populares da regata nas últimas duas edições, com tremendo apoio durante o pitstop de 2015 e novamente como o porto de chegada em 2018”, concordou Johan Salén, diretor administrativo da Ocean Race.

O processo de seleção das cidades-sede para a edição de 2021-22 da The Ocean Race está em fase de conclusão e mais locais serão anunciados nas próximas semanas, seguidos pelo percurso completo!