Parabéns, Ilhabela

Ilhabela (SP), conhecida também como a capital brasileira da vela, completa 214 anos nesta terça-feira (3).

 A cidade, que já sediou os maiores eventos de vela do mundo, continua sendo o polo do esporte náutico e no próximo mês receberá o Mundial de Snipe 2019, de 1º a 12.

A competição internacional reunirá mais de 80 duplas de 12 países na Escola de Vela Lars Grael. 

O município localizado no litoral norte paulista está a 200 quilômetros da capital. O sistema de ventos e correntes, existentes no canal que separa o arquipélago do continente, transformou o local em verdadeira raia de competições de vela e esportes náuticos. 

Ilhabela foi definida como sede da competição pela Snipe Class International Racing Association após concorrência. O Mundial de Snipe é realizado de dois em dois anos. ”Ilhabela é a Capital Nacional da Vela e sempre recebe grandes eventos da modalidade. Tem uma boa estrutura e mão de obra qualificada para trabalhar em eventos deste porte”, disse o medalhista olímpico Bruno Prada, organizador do Mundial de Snipe 2019.

Há 46 edições, o local recebe a Semana Internacional de Vela, um dos principais eventos da modalidade. Ilhabela teve o título de ‘Capital Nacional da Vela’ oficializada por meio da lei 12.457 sancionada em julho de 2011. 

Nesta temporada, além do Mundial de Snipe, Ilhabela sediou o Brasileiro de Optimist, evento com mais de 200 crianças na categoria de introdução.

Sobre o Mundial de Sinpe 

As provas do Mundial Júnior de Snipe serão de 2 a 5. A versão sênior, que é aberta à todas as idades, será de 8 a 12. O Mundial de Snipe terá 32 duplas do Brasil, 13 da Argentina, 11 dos Estados Unidos, 9 do Japão, 8 da Espanha, 4 do Uruguai e 3 de Portugal. Com apenas uma dupla estão os países: Peru, Itália, Bélgica, Cuba e Noruega. 

As provas serão realizadas na Escola de Vela Lars Grael e a organização também fará o mundial Junior para as duplas até 22 anos. 

A classe Snipe é uma das categorias com maior número de praticantes na modalidade no Brasil, revelando campeões mundiais, pan-americanos e sul-americanos.

Sobre o barco

Classe: Snipe Class International Racing Association

Nº de tripulantes: 2

Designer: William Crosby

Material do casco: madeira ou fibra de vidro

Ano do primeiro projeto: 1931

Comprimento do casco: 4,7 m

Quantidade de vela: 2 (mestra e buja) Peso do barco: 173 kg

 Baixe o Aviso de Regata do Mundial de Snipe 2019