Comissão organizadora da Transat Jacques Vabre faz visita técnica a Salvador (BA)

A comissão organizadora da Transat Jacques Vabre visitou no mês de maio os representantes locais de Salvador, capital da Bahia, que receberá os barcos da próxima edição.

A largada da regata em duplas pelo oceano Atlântico será dia 27 de outubro, em Le Havre, na França, com chegada de 7 a 17 de novembro, em Salvador. A prova terá ao todo 4.350 milhas náuticas ou mais de 8 mil quilômetros.

Os representantes da Transat Jacques Vabre, Gildas Gautier, Francis Le Goff e Raquel Cruz se reuniram com as autoridades locais, entre elas a Marinha do Brasil, assim como as secretarias de Turismo estadual e municipal, co-organizadoras da regata.

”Nós estamos muito contentes de contar com o Governo do Estado da Bahia e a Prefeitura de Salvador para a organização desta que será uma edição recorde em número de participantes. Ambos reagiram de maneira positiva ao desafio de acolher quase 60 barcos, o que representa um investimento importante, mas duradouro para a marina pública de Salvador”, comentou Gildas Gautier, diretor-geral do evento.

Os mais 50 barcos já confirmados para a Transat Jacques Vabre ficarão atracados no Terminal Turístico Náutico da Bahia (TTNB), no bairro Comércio. No local, atrás do Mercado Modelo, será instalada uma Vila da Regata com atrações gratuitas para os visitantes, incluindo shows, visitação de veleiros e outras atividades voltadas ao público local de 7 a 17 de novembro de 2019.

Após a chegada em Salvador, os mais de 50 barcos das categorias IMOCA, Multi50 e Class40 participarão ainda de uma mini-regata na Baía de Todos-os-Santos. A proposta, segundo os organizadores, é de integrar a população das cidades vizinhas na programação do evento e democratizar a vela oceânica na região.

Além disso, os organizadores franceses fizeram visitas-técnicas às instalações da Vila da Regata e da infraestrutura hoteleira. Durante o período do evento, em torno de 350 estrangeiros estarão em Salvador entre eles jornalistas, membros da organização e autoridades francesas.

Barcos da Transat Jacques Vabre

A largada da edição 2019 da Transat Jacques Vabre será só em 27 de outubro e a organização já confirmou a parcial de 51 barcos inscritos até o momento. O número recorde deve ser ainda maior com mais de 55 duplas. As inscrições terminam em 12 de julho de 2019.

A rota entre Le Havre e Salvador da Bahia é uma velha conhecida dos velejadores, já que esta será a sexta vez em que a regata Transat Jacques Vabre terá como destino Salvador (Bahia), a primeira capital do Brasil.

A travessia chama a atenção pelas várias condições meteorológicas encontradas pelo caminho. O primeiro desafio a ser vencido é o perigoso golfo da Biscaia, entre a França e a Espanha.

Em seguida, é preciso superar o anticiclone das Ilhas Canárias e a potência dos ventos alísios até a passagem pela linha do Equador. Por fim, ainda conta com uma rápida descida pela costa do Nordeste brasileiro.

Tudo isso, antes de entrar na movimentada Baía de Todos-os-Santos, segunda maior baía natural do mundo.