Semana Internacional de Vela de Ilhabela terá largadas e áreas de regatas diferentes

A Semana Internacional de Vela de Ilhabela terá largadas e áreas de regatas diferentes para a edição 2019, que será disputada de 13 a 20 de julho, em Ilhabela (SP).

A organização consultou os representantes de cada categoria e estabeleceu a mudança das raias para todas as provas dos calendário.

Sobretudo, os barcos das classes ORC, IRC, C30, HPE30 e HPE25 largam num local diferente do grupo dos Clássicos, Bico de Proa e RGS.

Para cada raia haverá uma equipe de árbitros e fiscais embarcados.

A medida, no entanto, vai diminuir a concentração de barcos na hora da partida e garantir uma largada limpa para todos os tipos de classes.

”A mudança atende a uma reivindicação das classes e certamente tornará as regatas ainda melhores e mais justas para todos”, explicou Cuca Sodré, presidente da Comissão de Regatas.

As regatas da Semana Internacional de Vela de Ilhabela têm início em 14 de julho com as tradicionais provas de longo percurso, como Alcatrazes por Boreste Marinha do Brasil, Toque-Toque por Boreste e Renato Frankenthal.

”Pensando pelo lado do desempenho é uma experiência válida, pois vai ter menos tráfego! Com isso, nós que temos barcos maiores, jogamos menos vento sujo nos menores. Isso já rolou em eventos internacionais de regatas de oceano”, explicou o velejador profissional Juninho de Jesus, integrante do Pajero.

O evento conta com outros estilos de regatas como as de barla-sota (percurso entre bóias) e de percurso médio. As distâncias e locais serão definidos horas antes das provas.

”É uma medida interessante principalmente quando as regatas forem barla-sota, pois a tendência é que os barcos mais rápidos alcancem os mais lentos na primeira volta e isso acaba por criar uma situação ruim para ambos os lados”, opinou Bayard Umbuzeiro Neto, integrante do Inaê 40 | Transbrasa.

Em 2018, a Semana Internacional de Vela contou com 123 barcos distribuídos em oito classes.

Inscrições

As inscrições para a 46ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela seguem abertas no site www.sivilhabela.com.br.

O primeiro lote de inscrição vai de 15/04 a 10/06.

A abertura do principal evento da modalidade na América do Sul será com o tradicional Desfile das Embarcações, que ocorre no píer do centro de Ilhabela no domingo (14) antes da largada a Alcatrazes por Boreste Marinha do Brasil.

foto: aline bassi | balaio