Cinco dicas para aumentar a velocidade da sua lancha

Por Eric Colby – fotos divulgação

É possível aumentar a velocidade da sua lancha e torná-la mais ágil, com uma performance de dar inveja

Se você conhece os limites de velocidade de navegação da sua lancha, saiba que é possível tirar um pouco mais dela. Para tanto, separamos cinco maneiras de aumentar a velocidade e o desempenho de um barco. Avalie os prós e os contras de cada uma dessas opções e descubra qual a mais indicada para a sua lancha.

1 – Blueprinting
Custo: R$ 3.300
Ganho de velocidade: 2 a 4 mph
Custo por mph: R$ 825
Conclusão: aumento modesto sem modificações nos motores

Caso não queira mexer em seu motor, considere deixar perfeito o casco do barco, processo conhecido como blueprinting. Não se trata de modificar o casco, mas deixá-lo o mais próximo possível do projeto (blueprint) original. “Qualquer barco pode se beneficiar disso. No entanto, quanto mais rápido for, maior será o benefício”, diz Craig Wilson, presidente da Wilson Custom Marine em Stuart, Flórida, líder no mercado americano de refinamento de cascos.
Barcos de série entre 25 e 40 pés podem apresentar muitas alterações no projeto original, como concavidade no fundo do casco e/ou desvios nas nervuras chamadas de lifting strakes e spray rails. Esses desvios podem ser consequência de deformações dos moldes, secagem muito rápida das resinas e até armazenamento impróprio. Ao colocar uma lancha em cima de uma carreta com a distância entre seus berços muita curta, o casco pode defletir, criando um fundo côncavo na popa. Esse fundo age como um enorme flap, forçando a proa para baixo ao navegar. Isto dificulta sua elevação e impede o aumento da velocidade. Para compensar, normalmente, levanta-se a rabeta, o que faz com que o hélice trabalhe em posição não perpendicular ao deslocamento – o que se traduz em perda de eficiência.
A melhor maneira de conferir se o fundo do barco é côncavo é através de um perfil calibrado. Fazer o reparo com preenchimento da parte côncava com resina e fibra de vidro fará com que o barco navegue no ângulo com que foi projetado, aumentando performance e velocidade finais.
Quanto ao casco com fundo convexo, acontece o oposto. Quando olhado de lado, vê-se um perfil ovalado, fazendo com que o barco navegue com a proa muito levantada. Isso faz com que a velocidade final seja inferior à especificada. Corrigir essa deformação trará o barco de volta às características originais.
Além de ajustar o casco, a empresa faz blueprinting de rabetas, especialmente na Bravo One da Mercury Racing, chamada Sport Master, assim como nos modelos NXT, SSM e M8. O serviço otimiza a posição relativa entre as rabetas e destas em relação ao casco, eliminando a má circulação de água entre elas. Em lanchas de alta performance, esse serviço é capaz de aumentar a velocidade máxima em até 10 mph. A Wilson Custom Marine também oferece um revestimento em cerâmica para as rabetas, que as mantém impecavelmente limpas por um período de até dois anos, a um custo de US$ 250 cada unidade.

2 – Turbinando
Custo: R$ 15.000
Ganho de velocidade: 10+ mph
Custo por mph: R$ 1.500
Conclusão: grande investimento com grandes resultados

Instalar um turbo compressor no motor do seu barco permite ganhos de potência substanciais e com isso alcançar velocidades muito mais altas, mesmo que isso resulte na perda da garantia do motor. Segundo a fabricante Whipple Industries, um MerCruiser 350 Mag MPI pode ganhar até 50% em sua potência, levando o motor de 300 hp a mais de 400 hp. Em um MerCruiser 496 Mag HO, por sua vez, um turbo Whipple aumenta a potência de 425 hp para 657 hp.
O turbo, que é ligado ao virabrequim por meio de uma correia, comprime a mistura de combustível e ar antes que ela entre no motor. Dessa forma, uma quantidade maior de ar e combustível entra no cilindro antes que o pistão faça a compressão. Consequentemente, a explosão é mais violenta e gera maior potência. O kit Whipple é fornecido com um módulo de comando eletrônico (ECM) e todos os componentes necessários para concluir a instalação.
A instalação do compressor não requer a mudança da altura do compartimento do motor e necessita de apenas cinco centímetros a mais no comprimento. Ainda que não incluso no kit, a Whipple recomenda equipar o seu motor com um radiador de óleo adicional.
Acrescentar tanta potência ao conjunto motor/rabeta vai exigir, pelo menos, um novo hélice e, possivelmente, a mudança da relação de transmissão. É um upgrade e tanto! Outro supercompressor disponível no mercado é o Procharger, com tecnologia ligeiramente diferente do Whipple, mas que promete aumento de potência similar. O kit Procharger para um 350 Mag MPI assegura aumentar a potência para mais de 500 cavalos.

3 – Reprogramação do ECM (Chip Tuning)
Custo: R$ 2.000
Ganho de velocidade: 1 a 2 mph
Custo por mph: R$ 1.000
Conclusão: Ganho mínimo pelo mesmo custo de um hélice de aço inoxidável

Se o seu barco é equipado com um motor de injeção eletrônica e você deseja aumentar a potência sem alterar a sua confiabilidade, mande reprogramar seu ECM (Módulo de Controle do Motor), o cérebro dos sistemas de ignição e injeção de combustível. Ele controla desde o fluxo de ar e combustível até a curva de ignição. Ao aumentar a quantidade de ar e combustível que entra nos cilindros do motor, é gerada uma explosão mais forte, resultando em maior potência do conjunto. Uma reprogramação para Estágio I de um MerCruiser 350 Mag HPI aumenta em 20hp a potência e em 27Nm o torque do motor. A rpm máxima também cresce, o que, em casos extremos, pode significar que você precisará de um outro hélice.
Segundo alguns fabricantes de motores marítimos que consultamos, reprogramar o ECM anulará a garantia do motor e pode reduzir sua durabilidade. É um risco que deve ser analisado antes de uma tomada de decisão.

4 – Jack Plates
Custo: R$ 1.200 A R$ 3.300
Ganho de velocidade: 2 a 7 mph
Cuso por mph: R$ 470
Conclusão: boa escolha para aumentar o desempenho de motores de popa

Quanto menos elementos de propulsão houver dentro d’água, menor será o atrito. Para tirar proveito disso, há as jack plates para motores de popa. A jack plate é um dispositivo montado entre a popa e seu motor de popa, e que permite regulagem da altura do motor em relação à água. Em baixa velocidade, afunde o motor para ter maior arranque e manobrabilidade. Em média e alta, suba-o e terá menos rabeta dentro d’água, o que reduz o atrito e melhora a eficiência. Entre as jack plates mais populares estão as de duralumínio naval da marca CMC Marine. Jack plates mecânicas não deixam que você altere a altura do motor com o barco em movimento; já as versões eletro-hidráulicas possibilitam esse ajuste usando o comando instalado no painel. As jack plates o posicionam entre 10 cm e 25 cm mais à ré e o trim tem maior ação, incrementando a eficiência. A instalação é simples: faça novos furos para sua fixação na popa e feche os antigos para as placas com ajuste manual. Para as com ajuste eletro-hidráulico, instale também mangueiras hidráulicas e chicotes elétricos.
Mude também a captação de água de refrigeração para o cone da rabeta do motor (“captadores de água para nível baixo”), e garanta um melhor fluxo constante de água de refrigeração, mesmo com o motor na posição mais elevada.

5 – Hélice
Custo: R$ 2.600 A R$ 3.500
Ganho de velocidade: 2 a 5 mph
Custo por mph: R$ 600
Conclusão: a maneira mais fácil de ganhar algumas milhas por hora

A maneira mais fácil de fazer o ponteiro do velocímetro subir é otimizar o hélice. Trocar o hélice de alumínio de uma lancha com fundo em “V” por um de aço inox geralmente proporciona ganho de 2 a 3 mph. Como o aço inoxidável é mais resistente que o alumínio, pás do hélice feitas deste material fletem menos e são mais finas, permitindo cortar a água com menos resistência.
O modelo Enertia da Mercury é feito de uma liga ainda mais resistente do que o aço inox. Recentemente troquei o hélice de aço inoxidável da minha Chaparral de 23 pés equipada com um MerCruiser 350 Mag MPI e rabeta Alpha I para um modelo Enertia de mesma especificação. Consegui um aumento na velocidade final de duas milhas! Dessa forma, é lícito supor que passar de um hélice padrão de alumínio direto para um modelo Enertia poderia render até 5 mph de velocidade adicional.
É recomendável fazer depois uma calibragem do hélice. Os ajustes incluem modificações no diâmetro e/ou passo do hélice e na curvatura do bordo de fuga das pás, bem como na suas áreas. Procure uma empresa especializada neste tipo de serviço.


Velocidade de graça
A relação peso/potência do seu barco é fundamental para a velocidade e a eficiência. Se você quise aumentar a velocidade sem gastar nenhum tostão, basta dar um balanço no barco, descartar o que não tem utilidade e levar menos equipamento e tralha a bordo. Testes realizados por especialistas comprovaram que a eficiência de um barco melhora 1% para cada 4,45 kg de equipamento, combustível e tralha removidos.

5 mitos da velocidade

1 – Psiu!
Mudar o escapamento para o espelho de popa deixa o barco mais barulhento, mas não mais rápido.

2 – Liso?
Um casco encerado, por incrível que pareça, é mais lento. Aumente a velocidade lixando o fundo com uma lixa 600 em ângulos de 45 graus à quilha.

3 – Bombado?
Se o motor é projetado para funcionar com combustível de uma determinada octanagem, usar uma de maior não vai aumentar a velocidade.

4 – Aditivos!
Adicionar aditivos ao óleo pode aumentar a longevidade do motor, mas não vai fazer o seu barco ser mais rápido.

5 – Frustrado!
Instalar um complemento à placa anti-cavitação de seu motor de popa, como uma Doel-Fin, pode ajudar na aceleração, mas cria arrasto que diminui a velocidade final.