Pague seu barco usando o charter

por Elaine Lembo

Pague seu barco colocando-o em uma frota de uma empresa de charter e ainda usufrua dele

A Sunsail disponibiliza vários modelos para compra, incluindo o 444, um catamarã de quatro suítes (Foto: divulgação/Sunsail)

Em 2016, Bob Piccoli fechou negócio com um Lagoon 400, o Big Dog II, e o incorporou à frota de barcos de charter da Dream Yacht Charter na ilha de Great Abaco, nas Bahamas. Foi o final de uma longa jornada que consumiu muitas horas de pesquisa na internet, visitas a boat shows, conversas com brokers e muito papo com sua esposa, Cheryl, que antes disso nunca tinha velejado.

“Foram cerca de cinco anos para completar o meu projeto”, conta Bob. “Analisei todos os programas de financiamento propostos pelas companhias de charter. Todos os anos visitei o Boat Show de Annapolis (EUA). É uma excelente oportunidade para conhecer os mais diversos barcos e onde vendedores experientes estão à disposição para responder a todas as suas perguntas”.

Desejo detalhado

O primeiro passo do casal foi definir o que queriam e, principalmente, o que não queriam de seu barco. “Minha opção inicial era um veleiro monocasco grande, mas minha mulher não se sentia confortável com essa escolha. Tínhamos de estar certos de que ela conseguiria manejar o barco em caso de uma emergência. Quando fomos conhecer o catamarã da Lagoon, chegamos à conclusão de que era esse o barco”.

Bob conta que também não desejava ter um barco igual aos outros. “Queria que ele fosse a minha cara. Que tivesse uma estação de comando equipada com catracas elétricas, TV via satélite e quatro cabines. Queria escolher o tipo do acabamento interno e a cor do spinnacker e da genoa”. Além disso, ele não abria mão de um armário privativo para que pudesse deixar seus equipamentos de mergulho a bordo. “Não queria me ver obrigado a levar e trazê-los toda a vez que fosse usar o barco”, revela. Fora essa exigência, foi estipulado no acordo a inclusão de um armário privado também na cozinha, assim, alimentos não perecíveis poderiam ficar permanentemente a bordo.

Bob Piccoli com sua esposa Cheryl à bordo do Big Dog II, o Lagoon 400 que compraram em regime de financiamento junto a empresa de charter Dream Yacht Charter

“Outro ponto importante para mim foi ter a certeza de que o barco seria bem mantido pela empresa de charter”, diz Bob. “Pelo meu contrato, posso usar o barco ao menos 12 vezes no ano, ou sempre que não houver programação de charter para terceiros. O meu objetivo ao decidir por essa modalidade é o de que o barco se pague e que me possibilite acumular capital para a aquisição do meu próximo e último barco, que é aquele em que pretendo me aposentar”, revela.

Tirando dúvidas

Ser proprietário de uma embarcação de charter é muito mais do que simplesmente alugar um bem. Para aprofundar mais os conhecimentos sobre o negócio de administração de barcos para charter, seus programas e as opções de financiamento disponíveis, enviei perguntas para o Bob e para empresas especializadas, como a The Moorings e a Dream Yacht Charter. Incluí também empresas médias, como Catamaran Company e a Horizon Yacht Charters, além de operações-butique, como CYOA Yacht Charter, e as locais Bavaria USA e Great Lakes Sailing Company. A conclusão é que existem infinitas possibilidades e arranjos. Assim, as respostas podem ajudar a definir a escolha certa para suas necessidades.

Quais são os prós e os contras financeiros quando se compra um barco para incluí-lo em uma frota de charter?

Comprar um barco e colocá-lo em uma frota de charter é uma forma de financiar suas férias a bordo e, em muitos casos, pagar pelas prestações do financiamento. Não pode ser considerado uma forma de investimento com objetivo de rentabilidade. No entanto, os melhores programas – sejam eles de 1, 3, 5 ou mais anos – garantem ao proprietário que ao seu fim os donos terão usufruído de seu barco (ou de barcos similares em outras localidades) sem perder dinheiro. Algumas empresas pagam todas as despesas correntes e garantem ao proprietário um pagamento anual, suficiente para cobrir parcial ou totalmente os custos do financiamento de seu barco.

Bob: Gostamos de velejar nas Bahamas, onde é a base de nosso barco. O fato de estar na frota da Dream Yacht Charter ajuda a pagar as despesas e temos a vantagem de poder usar barcos equivalentes em outras bases da DYC. Temos o melhor dos dois mundos. De qualquer forma, o barco e o financiamento estão registrados em meu nome. Assim, a responsabilidade financeira é minha, caso a receita de charter não seja suficiente para cobrir as despesas. É um risco financeiro considerável e você deve estar preparado para assumi-lo. Além disso, há custos iniciais. No primeiro ano, tenha uma reserva suficiente para pagar o financiamento todos os meses. No meu caso, obtive da empresa de charter recursos para cobrir metade das parcelas do financiamento e espero nos anos seguintes ter uma receita ainda maior. O bom é que, no final do contrato, o barco vai estar pago e eu não gastarei mais nada com empresas de charter. Na real, velejar é um hobby caro e quem conseguir não ter despesas com ele já se deu muito bem.

Quantas semanas os proprietários podem velejar no ano? Quanto custa e onde ele pode velejar?

O tempo de uso pelo proprietário é variável, dependendo de cada empresa, mas fica entre duas a 12 semanas anuais. As maiores empresas, como a Moorings, oferecem aos proprietários o uso de barcos similares em qualquer base da frota. As despesas durante o uso normalmente se referem a bebidas e alimentação, limpeza, gelo, roupa de cama, gás e uso do caíque, podendo chegar a algumas centenas de dólares.

Bob: Em meu acordo estão previstas até 12 semanas por ano de uso próprio, em nosso barco ou em outro da frota da Dream Yacht Charter, em qualquer parte do mundo. O legal é que o barco é meu, então só gasto com comida, bebida e combustível. Por meio do site da DYC posso ver a programação do meu barco. Se não estiver sendo usado, podemos usar, fora do limite de 12 semanas. Dependendo da situação fiscal de cada proprietário, podem existir vantagens de natureza fiscal.

Como as empresas de charter garantem que o barco estará sempre bem mantido? Há uma verificação antes e depois de cada saída? Quais as despesas cobertas pela empresa e quais as de responsabilidade do proprietário?

A manutenção do barco é feita em intervalos regulares e a forma de rateio dos custos varia de empresa para empresa. Algumas pagam por toda e qualquer manutenção e o barco é verificado antes e depois de cada saída, além de fazer as manutenções recomendadas em intervalos pre-definidos ou anualmente. Outras optam por só verificar o barco quando chega de um charter. As inspeções são realizadas por mecânicos especializados, com experiência em mastreação e velas, e mergulhadores equipados com câmeras de vídeo subaquáticas. Já há empresas que acordam com os proprietários que as inspeções anuais serão realizadas por eles mesmos, outras desenvolvem programas de manutenção bem específicos, incluindo aí de quem é a responsabilidade em cada item.

Bob: Em um ano de uso meu barco fez 18 saídas de charter. Logo em seguida, fizemos uma viagem com ele. Apesar de notar algum desgaste, encontrei-o com aparência de novo. Temos um acordo contratual de divisão dos custos de manutenção. Foi um dos fatores com que mais me preocupei, durante o processo de seleção da empresa para administrar meu barco. Fui conhecer barcos da sua frota, com aproximadamente um ano de uso, para ver em que estado estavam. E pedimos que ela abrisse as planilhas de manutenção para ver quem era responsável por quais custos. É fundamental analisar essa posição com cuidado, porque a manutenção de barcos sabidamente não é barata.

Como funciona a política de seguro e responsabilidade civil de uma embarcação de charter?

As empresas de administração de charter normalmente possuem apólices de seguro para protegê-las e também seus proprietários. Em alguns casos, quem aluga uma embarcação de charter é responsável pelo pagamento das franquias, em caso de sinistro, de modo que o proprietário não precisa se preocupar com isso. As garantias dos barcos são dadas pelos seus fabricantes.

Bob: Toda a papelada relativa aos seguros é administrada pela empresa de administração de charter, de forma que não preciso me preocupar com isso. Depois de cada saída de charter, o barco é inspecionado e a empresa cobra pelos danos eventuais ocorridos.

Quando acaba o programa de charter, o barco retorna para o proprietário livre e desembaraçado? Pode-se revendê-lo? O que acontece quando se opta por não ficar com o barco? É possível incluir um barco usado em uma frota, só para a cobertura de despesas? Quais as opções de administração de charter?

A porcentagem da propriedade do barco ao final do contrato depende do acordo de financiamento feito com a empresa de administração de charter. Elas também estão preparadas para dar assistência aos proprietários na venda dos barcos, caso não queiram ficar com eles. Em muitos casos, as empresas de administração de charter têm programas de troca de barcos ao final do período contratual para oferecer a continuidade da relação comercial, sem interrupção do usufruto dos barcos. A maioria das empresas grandes não aceita a inclusão de barcos usados em suas frotas, mas as pequenas o fazem.

Bob: O barco e o financiamento do barco estão em meu nome, então, ao final do contrato, sou eu quem decide o que vai acontecer com ele.

Para os que têm o mesmo objetivo de Bob Piccoli, aí vão algumas dicas dele:

1 – Considere o negócio como um investimento financeiro. “Se te prometerem o retorno do capital no primeiro ano, fuja. Não, corra!”

2 – Tenha a certeza de que pode administrar as prestações e eventuais imprevistos.

3 – Pergunte a si mesmo qual o seu objetivo com o barco. “Você quer que ele se pague no final e esteja disponível para seu uso? Ou quer dá-lo como sinal de um próximo barco? Tenha a certeza do que espera dessa transação”.

4 – Quando for escolher a empresa de charter, certifique-se de estar confortável e confiante em sua administração. “São eles que mantêm sua embarcação. Vão executar tudo o que for necessário e não necessariamente vão te ligar todas as vezes que o fizerem. Você tem de se sentir confortável com isso”.

Links úteis

Cada uma das empresas abaixo dedica parte de seus sites a esclarecer como funciona a propriedade de barcos em sua frota. A The Moorings tem agente oficial no Brasil (setsail.com.br), o que pode facilitar na hora de aderir ao programa com mais tranquilidade.

Atlantic Cruising Yachts (bay-yacht.com)

Catamaran Company (catamarans.com)

CYOA Yacht Charters (cyoacharters.com)

Dream Yacht Charter (dreamyachtcharter.com)

Horizon Yacht Charters (horizonyachtcharters.com)

Sail Caribe (sailcaribe.com)

Sunsail (sunsailyachtsales.com)

The Moorings (moorings.com; yachtownership.com)

TMM Yacht Charters (sailtmm.com)