Aprenda a fazer a emenda de cabo com corrente

por Jim Hendricks

Aprender a emendar cabo e corrente é bastante útil para uma maior segurança a bordo

Quem é que não precisou ao menos uma vez na vida emendar um cabo em uma corrente? Seja por qual motivo, principalmente para prender a âncora, esta situação acontece com freqüência e nem sempre se fica seguro com o resultado final. Fazer esta emenda é como produzir uma mão de cabo. Porém, a alça deve ficar bem apertada no último elo da corrente.

Siga esses passo a seguir para aprender a fazer essa emenda com um cabo de três filamentos.

1 – Marque a posição

A primeira coisa a fazer é isolar a corda com uma fita isolante ou fita-crepe a uma distância de 16 a 20 voltas do final da corda. Em uma corda de 12,5 mm, por exemplo, isso equivalerá a uma distância entre 25 cm e 30 cm.

2 – Destorça a corda

Destorça a corda cuidadosamente, separando os cordões que a compõem. Use a fita-crepe para envolver os cordões e assegurar que não se desfaçam. Moldar a fita-crepe em formato de cone facilita a tarefa de tecer a emenda.

3 – Passe os cordões

Os cordões deverão ser passados pelo último elo da corrente como se fosse pelo buraco de uma agulha. Dois para um lado e um pelo lado oposto, passando pelo meio dos dois. Há quem coloque um pedaço de tubo termo-retrátil na parte de dentro do elo e, quando a emenda está pronta, o encolhem com um soprador térmico para minimizar o desgaste dos cordões.


Dica – Se prender a corrente e deixar entre 30 cm e 45 cm para trabalhar, evita que o peso da corrente toda atrapalhe na hora de tecer a emenda.

4 – Insira e teça

Teça os cordões inserindo um a um através da respectiva cocha do vivo do cabo. A cada passo, os cordões devem emergir de forma simétrica — como se fosse um tripé — do cabo. Tencione bem os cordões para que a emenda fique com bom aspecto.


Dica Um passador específico para trabalho em cabos é uma ferramenta que facilita passar os cordões pela cocha. É bem melhor que usar uma chave de fenda.

5 – Corte e queime

Ao final de ao menos cinco tecidas, corte o que sobrou dos cordões a cerca de 1 cm do cabo e derreta a ponta com um isqueiro ou maçarico. Aperte a porção derretida contra o cabo, com um material que não cole no polímero derretido. Observação: uso meus dedos molhados para fazer isso, mas não recomendo.

Corda ou cabo?
Se você for um daqueles que acha que usar a palavra corda é um pecado mortal entre lobos do mar, coisa de leigo, saiba que a Bíblia dos marinheiros, o “Chapman’s Nautical Guides”, nos alerta que “nós são feitos com cordas. Então, um pedaço de corda que foi cortado, tecido, transformado, só se transforma em cabo quando está pronto para ser utilizado a bordo”. Isso posto, antes que a emenda seja feita, é uma corda; quando fica pronta, é um cabo.