Mergulhador sobrevive após ser engolido por baleia

Por Redação Mariner

O mergulhador Rainer Schimpf passou por uma experiência que jamais vai esquecer na vida

(foto: Reprodução/Youtube/BarCroft Animals)

O mergulhador sul-africano Rainer Schimpf  escapou milagrosamente da morte depois de ter sido brevemente engolido por uma baleia em Port Elizabeth, cidade costeira do Oceano Índico, a aproximadamente 770 km ao sul da Cidade do Cabo e considerada a capital dos esportes aquáticos do país. “Eu estava filmando golfinhos, tubarões, pinguins e aves que se alimentam de sardinhas, quando, das profundezas, uma baleia Bryde surgiu, engolindo tudo em seu caminho”, disse Rainer.

A esposa do mergulhador, Silke, e um fotógrafo observaram com horror e documentaram a cena. “Senti pressão ao redor da minha cintura e soube imediatamente o que estava acontecendo. Foi apenas uma questão de segundos antes que a baleia percebesse seu erro e abrisse a boca para me cuspir”, contou Rainer.

É possível notar nas imagens as pernas de Rainer para fora da boca da baleia, um raro espécime de Bryde, cetáceo que pode chegar a 15 m e que se alimenta de pequenos peixes e crustáceos.

Rainer contou ainda que, apesar do susto, lidou bem com a situação e não hesitou em voltar ao mar. “Verificamos que o equipamento estava ok, que eu não tinha ossos quebrados, que tudo estava no lugar”, disse ele complementando. “A adrenalina aestava o máximo e eu não queria perder essa sessão de mergulho. Assim, voltei para a água, dessa vez em busca de tubarões”.

Tanta coragem se justifica. Rainer tem 51 anos e vinte de experiência, tendo conquistado vários prêmios por suas filmagens. Além disso, está acostumado a correr riscos. “Predadores como baleias ou tubarões vão com tudo sobre suas presas e muitas vezes nossa visibilidade é extremamente baixa”, diz. Ele revelou que o episódio só o estimula a continuar seus mergulhos e filmagens. “Nossa determinação em garantir ao meio ambiente a maior atenção e proteção continua intacta”. E brincou: “Se eu renascer, gostaria que fosse na forma de uma baleia”…