Regule seu Trim

por Charles Plueddeman

Saiba ajustar o Trim do seu barco para uma navegação mais suave e segura

Direção, aceleração e Trim são elementos essenciais que, quando combinados e equalizados, otimizam a navegação da maioria dos barcos. O Trim é um grande aliado, uma vez que ele permite ao piloto levantar ou baixar a proa durante a navegação, fornecendo o ângulo ideal do barco em relação à superfície da água. Dá aquele ajuste fino para o barco navegar melhor.


A posição ideal do Trim varia de acordo com o peso dentro do barco e condições de navegação do mar ou das águas de rios e represas. Ao se acelerar o barco, se ele estiver na posição UP, a proa se inclina para baixo, e se estiver no DOWN ela se inclina para cima. Durante a navegação, basta ajustar até que se chegue ao Trim “zero” ou neutro. Nessa condição, todo o empuxo do hélice está sendo utilizado para propelir a embarcação para a frente, em posição de planeio, conquistando uma navegação suave e segura.

Para ajustar eficientemente, inicie com o Trim todo para baixo (ou “para dentro”). Para saber se a rabeta já encostou na popa, preste atenção ao ruído gerado pela bomba hidráulica do Trim: quando ela encostar, o som mudará de tom. Quando “sentar a mão nos manetes“, parte do empuxo gerado pelo hélice empurrará a popa para cima e ajudará a lancha a planar mais facilmente. Portanto, tente acelerar com o Trim para cima e perceberá que a proa apontará em direção ao céu, bloqueando sua vista frontal. Ao mesmo tempo, terá dificuldade para planar e consumirá mais combustível.

Uma vez que o barco esteja planando e em velocidade, use o Trim para ajustar a atitude do casco. O ideal é que esteja singrando os mares apoiado no terço posterior do casco. Comande o Trim para cima e sentirá que a proa sobe, a direção fica mais leve e que a velocidade aumenta. Note também que a posição em que o “spray” é gerado pelo casco vai se deslocando em direção à popa. O arrasto fica menor, e o consumo de combustível diminuí.

Sem exageros

Trimar muito para cima pode causar problemas. Em alta velocidade, isso se faz notar pela mudança de tom do conjunto propulsor, pois o hélice começa a “aerar”. Pelo GPS será possível notar uma diminuição da velocidade, mesmo que a rotação do motor aumente. Dê pequenos toques no comando do Trim para baixo e o hélice voltará a operar normalmente. Caturrar em velocidade de cruzeiro também pode ser consequência de uma rabeta Trimada muito para cima. A superfície do casco deslizando dentro d’água é menor do que a necessária para sustentar o planeio. A proa cai, o planeio é restabelecido e o ciclo se repete. Interrompa o ciclo com alguns toques para baixo (ou “para dentro”) no comando do Trim até que a lancha pare de caturrar. Outra opção é manter o Trim e acelerar mais a lancha.

Dicas finais

Quando conduzir contra as ondas, abaixar o Trim deixará a navegação mais confortável, pois o “V” na proa, que normalmente é mais acentuado que o da popa, corta melhor as águas. Ao navegar a favor das ondas, recomenda-se Trimar a proa do barco para cima. Assim evita-se que a proa se “enterre” nas costas da onda da frente.

O peso dos passageiros, combustível, água, etc… interfere na atitude da sua lancha. Manuseie o Trim sem usar o indicador, apenas sentindo as reações do casco. Uma lancha bem Trimada passa uma sensação de leveza e conforto. Um casco equilibrado “denuncia” uma Trimagem otimizada quando o esforço para virar a bombordo é similar ao de girar a boreste.